No dia 10/01/2014, nasceu o Janeiro Branco!
O “nascimento” foi em um grande Parque Municipal da cidade de Uberlândia(MG), berço da Campanha.
Após intensa divulgação nas mídias jornalísticas da cidade, centenas de pessoas aceitaram o convite para a Caminhada “Caminhando e Pensando: como andam as nossas mentes?”, o pontapé inicial daquela que, poucos anos depois, viria a ser a maior campanha do mundo em prol da construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade.
A caminhada aconteceu no Parque do Sabiá, foi marcada para as 19h e contou com psicólogas(os) e educadores físicos, além de outros profissionais da saúde e da comunicação, que se deram as mãos para inspirar, orientar e conduzir a população que compareceu atraída pela proposta de “quem cuida da mente, cuida da vida”.
De 2014 para cá, o Janeiro Branco extrapolou fronteiras, alcançou instituições do Brasil e do mundo, virou leis municipais, leis estaduais e chegou aos corações e às mentes de milhões de pessoas cada vez mais interessadas em saber investir em mais Saúde Mental em suas vidas.
Confira algumas imagens da época e comprove a importante contribuição do Janeiro Branco ao mundo: há tempos as pessoas ansiavam por orientações em relação à Saúde Mental, lacuna que a campanha vem preenchendo com zelo, maestria e a sua participação nos últimos 7 anos!
Fotos: Araípedez Luz/Site da Prefeitura Municipal de Uberlândia, em 13/01/2014, e fontes diversas