Porque nós, psicólog@s, queremos que o Janeiro Branco vire Lei nos calendários oficiais das cidades brasileiras

Visto que segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde – Saúde Mental é o estado de bem estar no qual um indivíduo desempenha suas habilidades, pode lidar com as inquietudes comuns da vida, pode trabalhar de forma produtiva e é capaz de contribuir à sua comunidade, faz-se necessária a promoção da Saúde Mental por meio de ações que possibilitem às pessoas adquirir e manter estilos de vida saudáveis.

Atualmente, vivemos um aumento expressivo nos casos de violência no trânsito, drogadição, consumismo desenfreado, suicídio, intolerância ao outro e/ou às situações – o que pode levar a um desequilíbrio emocional que resulta em transtornos de humor, estresse elevado, abuso de drogas e psicofármacos, bem como outros transtornos psíquicos.

Diante dessa realidade, precisamos repensar o cuidado em Saúde Mental com foco não somente nas práticas curativas, mas também na prevenção e promoção do bem estar emocional. Diversas áreas do saber já produziram conhecimentos e práticas que favorecem a Saúde Mental, porém precisamos integrá-las para alcançar um equilíbrio emocional global.

Como uma espécie de “Psicologia sem Fronteiras”, a Campanha Janeiro Branco quer despertar a humanidade para a importância da Saúde Mental nas vidas de cada pessoa

Diante de tais reflexões, o foco do presente projeto é despertar toda a sociedade para a importância da Saúde Mental, desde seus aspectos individuais aos coletivos.

O objetivo geral da Campanha Janeiro Branco é despertar a sociedade, os indivíduos e as instituições a respeito da importância, significado, extensão e impactos da Saúde Mental na vida de todos os seres humanos. Sempre em uma perspectiva dedicada aos investimentos na promoção de saúde emocional nas vidas pessoas.

Dentre os objetivos específicos, destacam-se:

  • Inserir a temática “Saúde Mental” na comunidade como um todo;
  • Promover entre as pessoas ações em Saúde Mental que levem à ideia de que esta refere-se à qualidade de vida pessoal e relacional dos indivíduos, considerando os seguintes critérios em especial: atitudes positivas em relação a si próprio, crescimento pessoal, desenvolvimento e auto realização, integração e resposta emocional, autonomia e autodeterminação, percepção apurada da realidade, domínio ambiental e competência social;
  • Despertar os variados profissionais existentes na sociedade para o fato de que seus diferentes conhecimentos podem contribuir para a promoção e prevenção em Saúde Mental;
  • Evidenciar a Saúde Mental na mídia;
  • Provocar nas pessoas a reflexão de que inúmeras situações cotidianas vividas – das individuais às coletivas – possuem íntima relação com a condição psicológica e emocional dos indivíduos e que, portanto, investir em Saúde Mental é responsabilidade de todos;
  • Difundir um conceito ampliado de Saúde Mental como um estado de equilíbrio emocional, combatendo a ideia equivocada de que a mesma está relacionada à ausência de transtorno mental.
O objetivo da Campanha Janeiro Branco é levar informações sobre Saúde Mental e Emocional às pessoas, sempre em uma perspectiva positiva, propositiva e proativa
O objetivo da Campanha Janeiro Branco é levar informações sobre Saúde Mental e Emocional às pessoas, sempre em uma perspectiva positiva, propositiva e proativa

Porque “Janeiro” e porque “Branco”
Diante do exposto, acreditamos firmemente que todas as pessoas – de forma individual ou coletiva – podem colaborar de forma significativa para o alcance dos objetivos supracitados.

Por tudo isso exposto acima, nós, psicólog@s de todo o Brasil, acreditamos ser muito importante e válida a aprovação de uma lei que oficialize o mês de Janeiro – o 1º mês do ano – como o marco simbólico da luta da humanidade por mais Saúde Mental nas vidas de todos os indivíduos.

Janeiro possui um perfil simbolicamente terapêutico, por ser o 1º mês do ano, e a cor branca possui a simbologia da “união de todas as cores, de todos os projetos de vida, de todas as possibilidades”, e, por isso, a Campanha Janeiro Branco justifica-se como uma valiosa oportunidade de os seres humanos serem inspirados a pensarem na qualidade Mental e emocional das suas vidas e dos seus relacionamentos aonde quer que eles aconteçam.

Essa é a importância de uma lei oficializando a Campanha em todas as cidades do Brasil, afinal, quem cuida da mente, cuida da vida.

Janeiro Branco

O Projeto Janeiro Branco faz do mês de Janeiro um marco temporal estratégico para que todas as pessoas reflitam, debatam e planejem ações em prol da Saúde Mental e da Felicidade em suas vidas. Participe e ajude a divulgar nossa ideia!

9 Comments
  1. Participar da campanha Janeiro Branco é mais uma forma de vivenciar saúde mental mas, além disso, é uma oportunidade para que façamos desse movimento o nosso dia a dia <3

  2. Não me agrada o nome disso, pois, por mais que haja uma explicação simbólica sobre o porquê do branco no nome, acho que descarateriza todo um esforço coletivo por mais respeito ético, racial e social.
    Vai gerar muito mínimo de pq branco e não negro… Por exemplo.
    Acho que o que a campanha pretende defender é rico, e mereça sim destaque.

    Mas podiam sim refletir num nome mais consciente!

  3. Grande iniciativa. Parabéns!
    Considerando que o domínio do corpo tem início numa mente sadia, nada mais justo do que a defesa da saúde mental.

  4. Muito boa a iniciativa. Cabe a todos psicólogos lutarmos por melhorias na qualidade da saúde mental. É grande o aumento de pessoas com transtorno de personalidade generalizada, sem contar as suas consequências como Pânico e Depressão. É preciso fazer nossa voz ser ouvida.

  5. Estamos alinhados, aqui em Picos-Pauí com essa importante Campanha…
    Parabéns ao idealizador desse movimento, Leonardo Abrahão.
    Que Deus seja sempre LOUVADO!!!
    Abraços
    Graça Moura
    Psicóloga
    Picos-Piauí

    1. Olá! Trata-se de uma campanha de conscientização da sociedade, uma campanha livre e democrática, plural e horizontal, não precisando de ser aprovada ou decidida, precisando, apenas, ser difundida ao máximo possível em nome da qualidade emocional e mental de vida das pessoas 😉

Seu comentário é importante!

Your email address will not be published.

Você pode usar atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Saúde Mental e Bem-EstarSaúde Mental e Bem-Estar
Janeiro Branco
Campanha Janeiro Branco, uma Campanha totalmente dedicada a colocar os temas da Saúde Mental em máxima evidência no mundo em nome da prevenção e do combate ao adoecimento emocional da humanidade.
Receba atualizações

Coloque seu melhor e-mail:

Curta o Janeiro Branco no Facebook!