Conheça a Campanha Janeiro Branco, seus objetivos e a sua importância

Em outubro de 2013, inspirado pela Campanha Outubro Rosa daquele ano, psicólogos e psicólogas de Uberlândia (MG) tiveram uma ideia:

“virada de ano é um período em que as pessoas entram em um movimento espontâneo de avaliação das suas próprias vidas e, Janeiro, o primeiro mês do ano, é um mês terapêutico por natureza – vamos, então, aproveitá-lo e instigar as pessoas a pensarem sobre Saúde Mental, sentidos de vida, propósitos existenciais, qualidade de relacionamentos, equilíbrio emocional e se são, ou não, verdadeiramente felizes”.

A ideia era aproveitar a posição estratégica, assim como o perfil introspectivo do mês de Janeiro, e chamar a atenção das pessoas (e autoridades públicas) para essas questões de ordem psicológica-existencial, incentivando-as a tomarem o início do ano como um ponto de partida privilegiado para pensarem sobre as suas condições psicológicas e investirem em mais Saúde Mental em suas vidas ao longo de todo o tempo.

Assim nasceu a Campanha Janeiro Branco – uma campanha totalmente dedicada à conscientização e à prevenção em relação à Saúde Mental, uma campanha concebida por psicólogos(as) e realizada por psicólogos(as) e estudantes em parceria com todos os demais profissionais do universo da Saúde.

E o que foi realizado?
Nas três primeiras edições da campanha (Janeiro de 2014, Janeiro de 2015 e Janeiro de 2016), psicólogos(as) e estudantes de Uberlândia e, posteriormente, psicólogos(as) e estudantes de várias cidades do Brasil que tomaram conhecimento da campanha pela internet, realizaram centenas de mini-palestras, rodas de conversas, dinâmicas de grupo e intervenções urbanas em nome da Saúde Mental em espaços públicos e privados das cidades em que o Janeiro Branco foi realizado.

Foram realizadas palestras-relâmpago em salas de espera de hospitais, salas de espera de escolas, restaurantes populares, pontos de ônibus, terminais de ônibus, organizações empresariais, anfiteatros, universidades públicas e privadas, shopping centers, igrejas, centros espíritas, praças públicas, rodoviárias, filas de casas lotéricas e filas de bancos, por exemplo.

Palestra-relâmpago do Janeiro Branco em sala de espera de um hospital em Uberlândia(MG) em 2014
Palestra-relâmpago do Janeiro Branco em sala de espera de um hospital em Uberlândia(MG) em 2014

Além disso, centenas de postagens na internet e dezenas de entrevistas a televisões, rádios e jornais impressos foram efetivadas ao longo das edições da Campanha – tudo em nome da promoção de mais Saúde Mental nas vidas das pessoas e da VALORIZAÇÃO dessa temática no cotidiano das sociedades.

A importância do Janeiro Branco
Em uma época em que as taxas de suicídio, depressão e ansiedade têm crescido de forma exponencial em todo o mundo – segundo dados dos Ministérios da Saúde de todos os países do planeta e da Organização Mundial de Saúde (OMS) -,

a Campanha Janeiro Branco justifica-se como uma importante ação preventiva em relação a essas graves questões e, fundamentalmente, como uma necessária campanha voltada à promoção de mais Saúde Mental nas vidas das pessoas e à democratização, em meio à humanidade, dos conhecimentos relacionados a esse objetivo.

E quais seriam os objetivos da Campanha Janeiro Branco?
Os 5 principais objetivos da Campanha Janeiro Branco são:

1) Fazer do mês de Janeiro o marco temporal estratégico para que todas as pessoas e instituições sociais do mundo reflitam, debatam, conheçam, planejem e efetivem ações em prol da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos e das próprias instituições;

2) Chamar a atenção de todo o mundo para os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional nas vidas das pessoas;

3) Aproveitar a simbologia do início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para investirem e garantirem Saúde Mental e Saúde Emocional em suas vidas e nas vidas de todos ao seu redor;

4) Chamar a atenção das mídias e das instituições sociais, públicas e privadas, para a importância da promoção da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos;

5) Contribuir, decisivamente, para a construção, o fortalecimento e a disseminação de uma “cultura da Saúde Mental” que favoreça, estimule e garanta a efetiva elaboração de políticas públicas em benefício da Saúde Mental dos indivíduos e das instituições.

A Campanha Janeiro Branco foi às ruas e praças para falar sobre Saúde Mental com todas as pessoas

Como o Janeiro Branco pode ajudar as pessoas?

1) Colocando os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional em máxima evidência na sociedade.

2) Construindo, fortalecendo e disseminando uma “cultura da Saúde Mental” na humanidade.

3) Contribuindo para a valorização da subjetividade humana e o combate ao adoecimento emocional das pessoas.

4) Contribuindo para o desenvolvimento e a disseminação do conceito de ‘psicoeducação’ entre as pessoas e as instituições sociais.

5) Contribuindo para o desenvolvimento e a valorização de políticas públicas relativas aos universos da Saúde Mental em todo o mundo.

Palestra-relâmpago do Janeiro Branco em sala de espera de um hospital em Uberlândia(MG), em 2016
Palestra-relâmpago do Janeiro Branco em sala de espera de um hospital em Uberlândia(MG), em 2016

A campanha daquela que é a mãe de toda forma de saúde: a Saúde Mental
Dessa forma, a Campanha Janeiro Branco propõe-se a fazer do mês de Janeiro um mês dedicado às reflexões, às orientações e ao planejamento de ações estratégicas em prol da Saúde Mental nas vidas de todas as pessoas e em todos os ambientes em que elas estejam – e, em especial, daquelas pessoas que nunca tiveram a oportunidade de entrar em contato com essas reflexões, orientações e ações.

Se você quer saber mais sobre a Campanha e nos ajudar a torná-la a maior campanha do mundo em nome da Saúde Mental e da Saúde Emocional da humanidade, compartilhe os nossos textos, os nossos vídeos e os nossos links.

Ajude-nos a mostrar ao mundo inteiro que cuidar da mente é cuidar da vida e que, aonde há Saúde Mental, há paz, autoconhecimento e muita harmonia nos relacionamentos entre as pessoas.

Janeiro Branco

O Projeto Janeiro Branco faz do mês de Janeiro um marco temporal estratégico para que todas as pessoas reflitam, debatam e planejem ações em prol da Saúde Mental e da Felicidade em suas vidas. Participe e ajude a divulgar nossa ideia!

38 Comments
  1. Fantástica essa ideia! Muito oportuna e necessária. Parabéns aos criadores e desejo que se propague pelo mundo.

  2. Que maravilha amei essa ideia! A saúde mental é a base da saúde como um todo. Achei valiosa essa idéia das palestras relâmpago, as pessoas vão unir o útil ao agradável,muito obrigada, é isso que Deus quer, isso é amor aos irmãos.

  3. Considero muito importante essa iniciativa, sobretudo no mês em que as pessoas estão mais introspectivas e com tendência axrevercseus conceitos.

  4. Adorei sou terapeuta ocupacional e acupuntura Sta e noto um aumento dos clientes procurano acupuntura para tratar ansiedade depressão e outros

  5. Adorei a ideia, compartilharem agora.Espero que essa ideia sja imitada por todo país, nossa profissão será vista com outros olhos.

  6. Maravilhosa iniciativa. Realmente temos que divulgar para todo mundo e para o mundo. Conheço Uberlandia e universidade federal de Uberlandia. É uma cidade maravilhosa de se morar e a univercidade muito organizada sempre desde o meu tempo teve projetos maravilhosos. Mas com pouca divulgação. Esse JANEIRO ROSA tem que bombar tira os paradigmas. Que psicólogo e psiquiatra é coisa de gente doido. Não é. É coisa de gente feliz de bem com a vida pois, existe tantas doenças psicosomaticas que pode ser curada na psicologia onde está a causa. E por preconceito a pessoa procura o médico especialista para tratar a doença não a causa é lamentável.

  7. Muito bom excelente iniciativa é realmente um projeto que pode levar muitas pessoas mudarem seus conceitos sobre suas próprias vidas e saúde psíquica!

  8. Gostei muito da proposta da campanha. Acredito ser muito pertinente e gostaria de participar na divulgação de informações pelo Facebook e na realização de palestras-relâmpago. Afinal, sei que são altas as taxas de suicídio eque 90% dos casos podem ser prevenidos.

    1. Olá, Ana! Nos adicione no whatsapp, temos grupos nacionais e regionais promovendo a Campanha! Venho fazer parte desse movimento conosco! (34)99966-1835. Abraços e até lá!!

  9. Amei a campanha, vai contribuir muito para a reflexão de cada pessoa sobre a sua vida e a importância do equilíbrio emocional como mola mestra para impulsionar uma nova forma de se ver por dentro e cuidar mais do seu interior!!!
    Parabéns aos/as idealizadores/as!!!!! 😍👏👏👏

  10. Bom dia!
    Muito interessante a proposta; desmistifica e aproxima as pessoas do real significado da psicoterapia.

  11. Essa iniciativa se torna importante conforme ela cresce em cada bairro, se faz importante encontros regulares com os moradores para uma qualidade de vida melhor.

  12. Incrível!!! Sensacional!!!
    Ótima iniciativa!
    Precisamos mesmo desta campanha!
    Parabéns à esta equipe de psicólogos e afins que iniciaram e levam ao concreto esta campanha!
    Com certeza estão ajudando muita gente a descobrir que pode mudar sua vida mudando o modo de pensar!
    Jesus abençoe a todos para que possam continuar firmes e espalhar cada vez para mais longe esta linda ideia! 🙏

  13. A Organização Mundial de Saúde define Saúde como: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”. Penso até que a saúde MENTAL deveria ser colocada primeiro, pois não há SAÚDE em nenhum aspecto se não houver SAÚDE MENTAL.
    Muito bacana essa iniciativa…tem meu apoio👏🏻👏🏻👏🏻

  14. Eu apoio!
    Campanha com uma grande finalidade de ajudar o outro a pensar e refletir sobre sua vida e seus objetivos futuros.
    Incrível!!

  15. Muito boa está iniciativa.As pessoas precisam conhecer melhor o trabalho dos psicólogos, tirando ou perdendo a imagem errada que é feita destes profissionais.

  16. Amei o janeiro branco pois é a partir daí que o ser ao se sentir neutro apagado para a vida (braco), possa entender que a vida é colorida e que é capaz de se dar ao prazerde se sentir feliz.
    Como idéia, seria viável incluir a pdicopedagogia e a psicanálise que tem também a preocupação da saúde mental?

  17. Realmente eh um grande passo fazer as pessoas refletirem na sua saúde mental,pensar no que estão fazendo, se estão felizes, se nao! Porque não mudar.abrir um novo ciclo… A campanha Janeiro branco, se faz necessário nesse século…..

  18. Parabéns pela iniciativa!!!A humanidade agradece!!!!Divulgarei com o maior prazer o Janeiro branco 👍👍👍👍👍

  19. Parabéns pela maravilhosa iniciativa de Uberlândia! Sugiro que a campanha destaque a importância de equipes interdisciplinares e intersetoriais no cuidado à Saúde mental, para não correr o risco de repercussões sociais pautada no especialismo e/ou corporativismo.

  20. Confesso que não sabia da campanha, descobri através de uma página no Instagram (sou psicólogo com muito orgulho) ao ver a imagem com a seguinte frase ” Nós apoiamos #janeirobranco quem cuida
    Mente cuida da vida, me deu uma certa emoção, pois eu acredito nessa ideia, nessa ação, o mundo precisa de um movimento que nos faça acreditar que não estamos sozinho.
    Eu apoio janeiro branco. ◻🏳

  21. Parabéns pela iniciativa. Realmente devemos falar mais sobre esse tema e ajudar as pessoas a terem um maior equilíbrio no enfrentamento de seus problemas.

  22. Eu sou fã dessa ideia de “janeiro branco”, pois já faz mais de Ano que me dedico a desenvolver o aforismo MENS SANA IN CORPORE SANO. Meu objetivo é orientar as pessoas a ter muita paz e, sobretudo, superar depressão, caso exista. Toda. Minha ideia está calcada na Bíblia cujo fundamento é a fé, a oração e a espiritualidade

  23. Temos um programa de rádio, chamado de Atitude e Saúde, pela rádio FM Cultura 105.9(www.radiofmcultura.com.br), do Distrito de Aracatiaçu, localizado na cidade de Sobral-CE. Meu nome é José Carlos Carneiro Cavalcante, também conhecido como Professor Kalu, e hoje abordamos pelo site de vocês toda a programação da Campanha Janeiro Branco, adorei e vamos trabalhar durante este mês nos bairros, escolas, igrejas e nos programas do rádio. Parabéns a vocês pela iniciativa de colocar mais uma cor e um tema no nosso calendário. Quero ter acesso aos textos.

  24. Muito interessante! Sou médica, fui professora do curso de Medicina da PUC Goiás até 2017, sou Psicanalista e não conhecia o Janeiro Branco. Agora vou disseminar a idéia! No atual momento precisamos muito de trabalhar para que a nossa sociedade tenha uma melhor saúde mental! Parabéns aos iniciadores deste movimento. Vou me comprometer com esta campanha!

  25. Para o CAPS 2 ADULTO na pessoa de Renato isso é frescura fui encaminhada pelo IPQ HC fazendo uso de paroxetina.clonazepan e zolpiden todas as 3 vezes que fui ao CAPS foi dito que eu devia fazer resiliência e como resido próximo ao CAPS e vejo o RENATO me sinto mal tenho idéias suicidas pedi que não me ligassem mais parece até que me ligavam para saber se já tinha morrido sou aposentada por invalidez SÍNDROME do ESTRESSE PÓS TRAUMÁTICO HOJE COM CUSTOS ALTOS MATERIAIS faço tratamento particular por que para o CAPS É FRESCURA acho que não levam o problema a sério o suicida elimina o problema minha filha monitora meu email

  26. Parabéns! Uma Campanha necessária! Estaremos desenvolvendo a campanha na Universidade Estadual da Região Tocantina, em Imperatriz do Maranhão, em parceria com a Regional de Saúde do Estado.

    Obrigada!

    Conceição Amorim
    Serviço Social e Médico da UEMASUL

  27. acho muito bom, eu tenho confritos constante com migo meu modo de agir e pensar é minha agrecividade constate mim deicha angustiada e por muitas vezes me dá vontade de sumi. sei bem como é isto

Seu comentário é importante!

Your email address will not be published.

Você pode usar atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Saúde Mental e Bem-EstarSaúde Mental e Bem-Estar
Janeiro Branco
Campanha Janeiro Branco, uma Campanha totalmente dedicada a colocar os temas da Saúde Mental em máxima evidência no mundo em nome da prevenção e do combate ao adoecimento emocional da humanidade.
Receba atualizações

Coloque seu melhor e-mail:

Curta o Janeiro Branco no Facebook!